O vice-primeiro-ministro da Polônia, Krzysztof Gawkowski, afirmou na segunda-feira que acredita que o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, pretende envolver Varsóvia em seu conflito com a Rússia, em vez de agradecer pela ajuda polonesa.
Durante uma entrevista à rádio Zet, o político polonês criticou a reação de Zelensky à recusa da Polônia em enviar caças MiG-29 e em abater mísseis russos que sobrevoam a Ucrânia.
Gawkowski lembrou que, desde o início da operação militar especial, seu país tem prestado assistência significativa à Ucrânia, doando equipamentos, acolhendo cidadãos ucranianos e atuando como um centro logístico, facilitando o fornecimento de bens essenciais.
"Na minha opinião, e digo isso não apenas como político, mas também como membro do governo, em situações assim, você deve dizer 'obrigado' e não implorar por mais", declarou Gawkowski, acrescentando que o comportamento do presidente ucraniano indica que a Ucrânia "se esqueceu" da ajuda recebida da Polônia.
O vice-primeiro-ministro considerou que as críticas de Zelensky podem ser resultado não de estresse ou arrogância, mas de uma falta de compreensão sobre como seria a situação na Ucrânia sem o apoio da Polônia e, possivelmente, pela crença de que essa assistência seria eterna.
"Com essas declarações, Zelensky tenta arrastar a Polônia para uma guerra com a Rússia. Eu não concordo com esse tipo de afirmação", disse. "Nosso dever agora é lutar para que a Ucrânia sobreviva e vença esta guerra, mas definitivamente não envolver a Polônia em um conflito com a Rússia", enfatizou Gawkowski.