Notícias

Ramagem deve depor nesta terça-feira sobre tentativa de golpe de Estado

Ramagem deve depor nesta terça-feira sobre tentativa de golpe de EstadoCarolina Antunes/PR

Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Bolsonaro, foi intimado pela Polícia Federal (PF) a prestar depoimento relativo à tentativa de golpe de Estado. As informações são da imprensa brasileira, precisando que a oitiva está prevista para esta terça-feira. 

"Além de Ramagem, a corporação deve tomar, nesta terça-feira, o depoimento de um general e pelo menos dois coronéis do Exército que ainda não foram ouvidos no curso das investigações", escreve o Correio Braziliense. O caso ''está na reta final e pode definir, nas próximas semanas, o destino dele, do ex-presidente e de outros integrantes da ala bolsonarista na política'', acrescenta-se.

O político está sendo interrogado no âmbito de dois inquéritos. Um deles investiga a suposta tentativa de impedir a posse de Lula da Silva, na esteira dos atos contra prédios institucionais ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Essas investigações passaram a abarcar um outro inquérito, que diz respeito à "Abin Paralela" - uma organização criminosa que teria se infiltrado na agência de inteligência para espionar opositores políticos.

O ex-presidente Jair Bolsonaro é investigado sob suspeita de ter participado da elaboração da "minuta do golpe": um documento que pretendia instaurar estado de sítio, prender ministros do Tribunal Superior Eleitoral e manter-se no poder mesmo com a derrota eleitoral. Ele nega as acusações.