Notícias

Nikki Haley sugere manipulação após perder para "nenhum candidato" em Nevada

A ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU enfatizou que se concentrará nas próximas primárias em outros estados.
Nikki Haley sugere manipulação após perder para "nenhum candidato" em NevadaAP / Matt Kelley

A pré-candidata republicana à presidência dos EUA, Nikki Haley, afirmou nesta quarta-feira em uma entrevista ao programa 'FOX 11 News' que as eleições primárias de seu partido em Nevada, nas quais foi derrotada pela opção de "nenhum desses candidatos", foram manipuladas.

"Nevada é uma fraude. Deveriam ter realizado primárias", sublinhou Haley, culpando o ex-presidente Donald Trump de tê-las manipulado para que a presidente do Partido Republicano, Ronna McDaniel, fosse ao estado para criar "um caucus", ou seja, uma assembleia para escolher delegados.

"Sabíamos há meses que não iríamos gastar nem um dia ou nem um dólar em Nevada, porque não valia a pena", explicou a ex-embaixadora dos EUA na ONU, reiterando que, por causa dessa situação, não levaram em consideração as eleições nesse estado.

"Não foi algo que não víssemos, sabíamos que [a eleição] era fraudada desde o início", afirmou Haley, enfatizando que está concentrada nas primárias a serem realizadas na Carolina do Sul e Michigan nos dias 24 e 27 de fevereiro, respectivamente, bem como nas eleições da "Super Terça", que ocorrerão no início de março em 15 estados, incluindo Califórnia e Texas.

"Então, vejam [...] fizemos isso em New Hampshire, trabalhando para crescer, isso é o que importa, creio que mais do que qualquer coisa", detalhou. Por outro lado, afirmou que continuará em seu partido apesar do caos existente nele, já que os legisladores republicanos perderam votos para reformas de segurança fronteiriça e o apoio a Israel, além de que foi determinado que Trump não tem imunidade nos processos legais contra ele.

Na terça-feira, Nikki Haley se tornou a primeira candidata presidencial, de ambos partidos, que perdeu as eleições primárias em Nevada para a opção "nenhum desses candidatos" desde que essa possibilidade foi introduzida nesse estado em 1975. Dessa vez, sete candidatos participaram, mas Haley tentou se posicionar como uma candidata que pode competir com Donald Trump.

No entanto, o nome de Trump não apareceu nas cédulas do recente processo, cuja votação, no caso desse estado, não concede os delegados necessários para obter a indicação republicana. Assim, o ex-presidente norte-americano escolheu participar no caucus que será realizado na quinta-feira, já que o Partido Republicano de Nevada anunciou que os delegados só podem ser obtidos caso participe nessa assembleia.