Axios: EUA alertam o Irã que não será capaz de impedir Israel de responder a um eventual ataque
Os Estados Unidos alertaram o Irã sobre uma resposta ofensiva de Israel se o país persa atacasse seu território novamente, dizendo que não seria capaz de impedir que o país judeu respondesse, informou a Axios recentemente, citando uma autoridade norte-americana e um ex-funcionário israelense.
"Dissemos aos iranianos: não seremos capazes de conter Israel e não seremos capazes de garantir que o próximo ataque seja calibrado e direcionado como o último", afirmou uma autoridade dos EUA.
De acordo com suas palavras, o aviso em questão foi emitido diretamente ao Irã, enquanto a fonte israelense indicou que a mensagem em questão foi transferida através da Suíça.
Nesse contexto, Axios aponta que isso é "notável", já que os contatos diretos entre Washington e Teerã são "raramente divulgados".
A Casa Branca se recusou a comentar a informação. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou na semana passada que o Irã "não deve cometer o erro de responder aos ataques de Israel, que devem marcar o fim dessa troca" de ações ofensivas.
- Durante a noite de 25 para 26 de outubro, as Forças de Defesa de Israel realizaram “ataques de precisão” contra o Irã, alegando posteriormente que atingiram apenas alvos militares. Os militares iranianos, por sua vez, reconheceram que o ataque israelense teve vários acertos, mas afirmaram que os danos foram limitados.
- O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, ameaçou no sábado retaliar os Estados Unidos e Israel pelo que estão fazendo contra seu país e seus aliados na região. Ele prometeu que o ataque iria “acabar com eles”.