Notícias

Dezenas de crianças podem ser executadas por participarem de protestos na Nigéria

Em agosto, manifestações em massa eclodiram no país contra o alto custo de vida e a crise de segurança, culpando as reformas do presidente Bola Tunibu e acusando seu governo de corrupção.
Dezenas de crianças podem ser executadas por participarem de protestos na NigériaGettyimages.ru / Anthony Asael/Art in All of Us / Contributor

Na Nigéria, 29 crianças, com idades entre 14 e 17 anos, podem ser condenadas à pena de morte por participarem de um protesto contra a crise recorde do custo de vida no país, informou a agência de notícias AP, citando a acusação.

Pelo menos 76 manifestantes foram acusados na sexta-feira de dez crimes, incluindo traição, destruição de propriedade, perturbação da ordem pública e tumulto. Quatro dos menores desmaiaram na sala do tribunal por exaustão antes de poderem testemunhar.

A mídia local informou que os suspeitos foram presos em agosto e alguns senadores pediram uma investigação sobre as circunstâncias que envolveram a prisão e a acusação das crianças, bem como sobre o juiz que cuidou do caso. O governador do estado de Kano, por sua vez, expressou preocupação com a situação e pediu a libertação imediata das crianças.

No início de agosto, protestos em massa eclodiram na Nigéria contra o alto custo de vida e a crise de segurança, culpando as reformas do Presidente Bola Tunibu e acusando sua administração de corrupção. As autoridades policiais dispararam gás lacrimogêneo contra os manifestantes em vários estados e centenas de pessoas foram presas.