O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, ameaçou neste sábado retaliar os Estados Unidos e Israel pelas ações contra seu país e seus aliados na região.
"Os inimigos, incluindo os Estados Unidos e o regime sionista, devem saber que definitivamente receberão uma resposta de cair o queixo pelo que estão fazendo contra o Irã e a Frente de Resistência", afirmou Khamenei, segundo a agência de notícias estatal IRNA.
Nesse contexto, o aiatolá ressaltou que as autoridades do país estão atualmente engajadas em esforços para confrontar "a arrogância global e o sistema criminoso que governa a atual ordem mundial e definitivamente não pouparão esforços nesse sentido".
"Trata-se de confrontar a crueldade internacional. Para a nação iraniana, inspirada pelos ensinamentos do Islã, confrontar a crueldade é um dever religioso", disse.
As declarações de Khamenei ocorrem em meio a uma escalada entre Teerã e Tel Aviv. Anteriormente, o The New York Times informou que o líder do país instruiu o Conselho Supremo de Segurança Nacional a se preparar para um ataque a Israel, que poderia ocorrer após 5 de novembro e incluir dezenas de alvos militares.
Na terça-feira, o Irã já havia prometido realizar um ataque contra o país judeu. "Nos próximos dias, vocês verão que mais golpes esmagadores serão infligidos ao regime sionista e ficarão surpresos com novas medidas", disse o general Reza Naqdi, vice-coordenador da Guarda Revolucionária Islâmica.