O candidato republicano Donald Trump, em uma entrevista a Tucker Carlson na sexta-feira, culpou o presidente Joe Biden pelo fortalecimento dos laços entre a Rússia e a China e prometeu romper a conexão entre as duas potências globais.
"Vejam o que essas pessoas estúpidas fizeram. Elas permitiram que Rússia, China, Irã, e Coreia do Norte e outros se unissem em um grupo", afirmou Trump.
Ele ainda comentou que um de seus professores na Wharton School of Finance lhe disse que "se tem uma coisa que você não quer que aconteça é a Rússia e a China se unirem".
Trump também destacou que os dois países foram unificados pelos EUA "por causa do petróleo" e sublinhou que sua tarefa será "desuni-los". "Acho que consigo fazer isso também", enfatizou o candidato republicano.
Ao discutir os perigos que a cooperação estreita entre Rússia e China representa, o ex-presidente abordou a questão do futuro do dólar, alertando que a moeda norte-americana está perdendo terreno.
Laços entre Rússia e China
A Rússia e a China são membros de vários grupos regionais, incluindo o BRICS e a Organização de Cooperação de Xangai. Ambos os países descreveram suas relações como uma parceria estratégica e se tem manifestado contra o "unilateralismo" no cenário mundial.
Além disso, Pequim se recusou a aderir às sanções econômicas ocidentais impostas à Rússia por causa do conflito na Ucrânia.