Rússia saúda o interesse da Turquia no BRICS

Ancara pode fazer "uma contribuição significativa para o desenvolvimento contínuo" do grupo, afirmou o chanceler russo.

A Rússia saudou o interesse da Turquia em expandir seus laços com o BRICS, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em entrevista ao jornal turco Hurriyet nesta sexta-feira.

"Valorizamos o interesse da Turquia em aprofundar os laços com o BRICS, o que demonstra a atratividade do grupo, fundamentado na Carta da ONU, na abertura, no pragmatismo e na neutralidade", disse o ministro.

Lavrov afirmou estar confiante de que a Turquia poderá fazer "uma contribuição significativa ao desenvolvimento contínuo do BRICS". Ele ressaltou, no entanto, que a decisão sobre a participação turca será feita por consenso e respeitará a escolha soberana de todos os países do BRICS e da própria Turquia.

Após a cúpula do BRICS realizada em Kazan na semana passada, a Turquia recebeu o status de país parceiro do grupo. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que seu país "deseja sinceramente ampliar sua cooperação com o BRICS".

Em setembro, o conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov informou que a Turquia havia solicitado oficialmente sua adesão ao BRICS.

Segundo a Bloomberg, a candidatura turca busca fortalecer a influência global do país e diversificar suas alianças além dos tradicionais parceiros ocidentais.