O aplicativo de mensagens Telegram passará a oferecer compressão de vídeos, com diversas opções de qualidade, além de otimizar o conteúdo para atividades de streaming.
O cofundador Pavel Durov anunciou, na quinta-feira, que a medida representa o “primeiro passo” da plataforma para se consolidar como uma nova opção de serviços de vídeo.
A funcionalidade faz parte da atualização lançada nesta sexta-feira. "Agora, ao assistir a um vídeo, o Telegram selecionará automaticamente a qualidade mais adequada com base na velocidade de conexão", informou Durov em seu canal.
A novidade, segundo ele, proporcionará uma "experiência mais fluida" aos usuários.
"Até então, os vídeos dos canais eram exibidos exatamente no formato em que foram carregados, muitas vezes fazendo os usuários esperar e baixar gigabytes apenas para ver um clipe curto", esclareceu Durov em mensagem sobre a mudança.
No início de outubro, a empresa lançou um concurso para desenvolver um novo reprodutor de mídia, que substituirá o atualmente utilizado no app, com o resultado previsto para novembro.
Durov ainda anunciou outros recursos adicionais para a plataforma, incluindo cinco melhorias para gifs, três para hashtags, além de opções como adicionar conteúdo de mídia a uma mensagem já enviada e verificar o horário de uma edição de mensagem.