A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) lançou seu novo míssil balístico intercontinental Hwasong-19 no Mar do Japão na quinta-feira, informou a agência de notícias estatal KCNA.
Ele registrou um tempo de voo de quase 86 minutos e percorreu uma distância de cerca de 1.000 quilômetros a uma altitude de mais de 7.687 quilômetros. É um míssil projetado para atingir o continente americano, informou a AP.
De acordo com a agência norte-coreana, o lançamento bateu o recorde de potência de mísseis estratégicos do país e também demonstrou plenamente a modernidade e a confiabilidade da dissuasão estratégica da RPDC.
A KCNA também sublinhou que o lançamento não teve repercussões negativas na segurança dos países vizinhos.
No local de lançamento, o líder do país, Kim Jong-un, chamou o teste de "uma ação militar apropriada e totalmente legítima" para mostrar a determinação do seu país em responder às ações dos seus inimigos que ameaçam a segurança nacional.
A última vez que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico intercontinental foi em 18 de dezembro do ano passado, quando testou o novo Hwasong-18 de combustível sólido.