Coreia do Norte ajuda a Rússia desde o início de operação na Ucrânia

Segundo a chanceler norte-coreana, "não há dúvidas" sobre a vitória da Rússia no conflito.

Desde o início do conflito na Ucrânia, a Coreia do Norte tem apoiado a Rússia "em sua guerra santa". A declaração foi feita nesta sexta-feira pela ministra das Relações Exteriores norte-coreana, Choe Son-hui, que está em visita oficial a Moscou.

Em encontro com o chanceler russo, Sergey Lavrov, Choe afirmou que, no início dos combates, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, deu instruções para que o apoio ao Exército e ao povo russos fosse oferecido "de forma inabalável e poderosa, sem hesitação".

Segundo suas palavras, Pyongyang "não tem a menor dúvida" de que, sob a liderança do presidente Vladimir Putin, "o Exército e o povo russos, sem dúvida, alcançarão uma grande vitória em sua luta sagrada para defender seus direitos soberanos e proteger a segurança de seu Estado".

Choe enfatizou que a Coreia do Norte "sempre estará firme ao lado de seus camaradas russos até o dia da vitória".

Por sua vez, Lavrov agradeceu ao país asiático por sua posição em relação ao conflito ucraniano e indicou que foram estabelecidos contatos estreitos entre os serviços militares e especiais russos e norte-coreanos, o que possibilitou a resolução de importantes tarefas de segurança.

O chefe da diplomacia russa também destacou os fortes laços nos âmbitos humanitário e econômico entre Moscou e Pyongyang.