A equipe de campanha da candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, e de seu vice, Tim Walz, estaria praticando "astroturfing" — uma propaganda eleitoral que simula apoio popular espontâneo — em várias redes sociais, afirmou Sean Davis, fundador do Federalist, na quarta-feira.
"A campanha de Harris manipula fraudulentamente o Community Notes [Notas da Comunidade] usando contas falsas e táticas artificiais. Temos capturas de tela, planilhas e comunicações da campanha que comprovam isso", afirmou Davis.
As "Notas da Comunidade", disponíveis na rede X, permitem que usuários adicionem contexto a postagens que podem conter informações enganosas, aparecendo ao lado do tweet em questão.
Em uma série de postagens, Davis mencionou artigos de um pesquisador conhecido como "Reddit Lies" e compartilhou imagens de capturas de tela do servidor de Harris-Walz no Discord. Segundo ele, essas provas mostram uma ação coordenada dos democratas para suprimir críticas e promover conteúdos favoráveis.
Em uma dessas imagens, o funcionário do Comitê Nacional Democrata, Timothy Durigan, teria instruído os voluntários a votarem contra uma Nota da Comunidade que rotulava uma postagem da conta @KamalaHQ como incorreta.
De acordo com "Reddit Lies", a campanha opera um servidor no Discord para direcionar voluntários a usarem suas contas nas redes sociais para promover propaganda eleitoral enganosa. O artigo aponta que "as contas oficiais de Harris-Walz têm sido canais de desinformação, apresentando, regularmente, informações distorcidas sobre a campanha Trump-Vance".
"As contas no X da campanha Harris têm sido tão problemáticas que até mesmo Daniel Dale, verificador de fatos da CNN, publicou uma coluna inteira apontando seus erros e desonestidades", observa o artigo.
Ainda assim, "praticamente nenhum" desses "tweets falsos e enganosos" recebeu uma Nota da Comunidade. "Uma possível explicação para essa ausência é que a campanha de Harris orienta os voluntários, através do Discord, a votarem contra", aponta o artigo.
"Vale notar", destaca o "Reddit Lies", que a campanha não conseguiu manipular o sistema do X como gostaria. "O sistema de votação do Community Notes foi projetado para minimizar o viés político de forma mais eficaz do que o do Reddit, por isso, as tentativas da campanha Harris-Walz de manipular o Community Notes no X não tiveram tanto sucesso", afirma o artigo.
"Embora as tentativas de influenciar as Notas da Comunidade tenham sido amplamente ineficazes, ainda se trata de uma violação séria dos Termos de Serviço do X, que proíbem a amplificação artificial de informações", conclui.