Fontes revelam prazo dado por Trump a Netanyahu para acabar com guerra em Gaza

De acordo com o The Times of Israel, essa é a primeira vez que o prazo específico dado pelo candidato republicano é divulgado.

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que espera que ele ponha fim à guerra em Gaza assim que assumir o cargo em janeiro, caso vença as eleições, segundo informações de duas fontes ao The Times of Israel nesta semana.

De acordo com um ex-funcionário do governo Trump e uma autoridade israelense, essa foi a primeira vez que o ex-presidente fez essa solicitação, que ocorreu em julho, durante um encontro com Netanyahu em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida.

Em agosto, Trump já havia declarado que pediu a Netanyahu que interrompesse a matança em Gaza, afirmando: "Você precisa acabar com ela [guerra]. Pegue sua vitória e acabe com ela. Ela precisa acabar, a matança precisa acabar".

Conforme as fontes, essa é a primeira revelação de um prazo específico mencionado por Trump. Em suas declarações públicas, o candidato nunca havia indicado uma data para que Netanyahu pudesse ordenar o término das operações militares.

Entretanto, o ex-funcionário dos EUA ressaltou que Trump não foi explícito em seu pedido a Netanyahu e que ele poderia, de fato, apoiar a atividade "residual" das Forças de Defesa de Israel (FDI) em Gaza, desde que Tel Aviv tenha formalmente encerrado a guerra.

Netanyahu afirmou reiteradamente que as FDI continuarão a guerra até alcançar a "vitória total sobre o Hamas” e que Israel manterá o "controle total de segurança" sobre a Faixa de Gaza.