NYT: Musk ofereceu seu esperma a amigos e conhecidos na luta contra a crise de natalidade

A ideia do bilionário, que tem 11 filhos com três esposas diferentes, baseia-se em sua firme crença na necessidade de aumentar a população mundial.

Elon Musk está tentando duplicar ou triplicar sua descendência e "ofereceu seu próprio esperma a amigos e conhecidos", informou o The New York Times (NYT) na quarta-feira, citando pessoas familiarizadas com sua oferta.

A ideia do bilionário norte-americano, que é pai de 11 filhos de três esposas diferentes, baseia-se em sua firme crença na necessidade de aumentar a população mundial. Assim, em 2022, ofereceu seu DNA à ex-candidata independente à vice-presidência dos EUA Nicole Shanahan, que se recusou a fazer parte do projeto, de acordo com fontes.

No ano passado, Musk fez uma oferta semelhante a um casal que só havia conhecido socialmente em algumas ocasiões, durante um jantar na casa de um conhecido executivo do Vale do Silício. Duas pessoas que estavam presentes na situação observaram que o casal havia mencionado que estava tendo problemas para engravidar e Musk disse a eles que ficaria feliz em ajudar. Não está claro qual foi a resposta.

Até o momento, Musk não fez uma declaração pública sobre o assunto. Seu advogado e o chefe do escritório da família não responderam aos pedidos de comentários do NYT ou de outras mídias. 

Obcecado por procriação

Nos últimos dois anos, Musk aparentemente ficou cada vez mais obcecado com o problema do declínio da taxa de natalidade. Em meados deste mês, ele disse que "um colapso populacional está chegando". Essa não é a primeira vez que se refere a essa questão, e já afirmou várias vezes que a crise demográfica é o maior problema da humanidade atualmente. Em 2022, indicou que está "fazendo todo o possível para ajudar a superar a crise de escassez populacional".

Como parte de seus esforços para evitar que a taxa de natalidade caia ainda mais, o CEO da Tesla e da SpaceX doou US$ 10 milhões para a Universidade do Texas em 2021 para estudar a fertilidade e as tendências populacionais. "Estou fazendo tudo o que posso para incentivar mais pessoas a se tornarem pais e, se possível, terem três ou mais filhos, para que a humanidade possa crescer", declarou ele em fevereiro.

De acordo com o jornal de Nova York, em meio a seus planos de procriação, Musk construiu um "complexo familiar" em Austin, Texas, onde planeja abrigar todos os seus filhos e suas mães. "Dessa forma, seus filhos mais novos poderiam fazer parte da vida de seus irmãos, e Musk poderia programar tempo para passar com eles", informou o veículo.