Sobe para 95 o número de mortos na pior tempestade do século na Espanha

O fenômeno meteorológico causou inúmeras afetações, incluindo o engarrafamento de milhares de veículos, o desmoronamento de estradas e a inundação de rios.

De acordo com a última contagem, pelo menos 95 pessoas morreram em consequência das graves enchentes que atingiram o leste e o sul da Espanha no dia anterior, a maioria delas na província de Valência, informa El Diario, citando declarações do ministro de Política Territorial, Ángel Víctor Torres.

O funcionário informou que, das 92 mortes em Valência, 40 ocorreram na cidade de Paiporta, seis delas em um lar para idosos. À lista devem ser acrescentadas duas mortes na província de Castilla-La Mancha e mais uma na cidade de Málaga.

As imagens que circulam na imprensa e nas redes sociais mostram a devastação causada pela tempestade, com milhares de veículos presos nas estradas devido aos detritos deixados pelas enchentes e pela subida dos rios, além de danos a casas e outros edifícios. 

Mesmo com os esforços de busca em andamento, o governo decretou três dias de luto e Torres anunciou que o presidente do governo, Pedro Sánchez, viajará para Valência nesta quinta-feira para fazer uma avaliação no local.

O fenômeno meteorológico, que foi descrito como o pior DANA em um século, está se movendo neste dia em direção ao sudoeste e nordeste do país, o que levou ao lançamento de um alerta de alto perigo em Barcelona, que corre o risco de ser atingida por tornados e tempestades de granizo.