O mundo tem três superpotências, afirma general dos EUA
A era da predominância dos EUA chegou ao fim, pois o mundo se tornou multipolar, afirmou o ex-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, o general da reserva Mark Milley, durante um evento da Associação Americana de Banqueiros na segunda-feira.
"Durante a Guerra Fria, havia duas superpotências; logo após a Guerra Fria, vivemos um momento unipolar, em que os EUA foram claramente preponderantes e a única superpotência de fato", observou Milley, acrescentando que, atualmente, o mundo é indiscutivelmente multipolar e muito mais complexo do que antes.
Segundo o general aposentado, existem hoje três grandes potências no cenário internacional: os EUA, a Rússia e a China.
Milley também destacou o rápido desenvolvimento e as ambições da China, afirmando que "provavelmente é o único país que tem chances reais de desafiar a posição dos EUA em uma escala global".
Diante desses desafios, os EUA devem se empenhar em manter a chamada "ordem baseada em regras".
Se essa ordem falhar, alertou Milley, o mundo poderá ser conduzido a uma mentalidade em que “apenas os fortes sobrevivem".
- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ressaltou em 24 de outubro, durante a Cúpula do BRICS em Kazan, a necessidade de estabelecer uma nova "ordem mundial mais justa", fundamentada no respeito mútuo e no direito internacional.