Notícias

Aliança de inteligência Cinco Olhos pretende criar um ambiente de nuvem secreto

Isso ajudaria a eliminar a "burocracia desnecessária", afirmou um funcionário do Ministério da Defesa do Reino Unido.
Aliança de inteligência Cinco Olhos pretende criar um ambiente de nuvem secretoImagem criada por inteligência artificial

A aliança de inteligência Cinco Olhos - composta por Austrália, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido - planeja criar um ambiente de nuvem secreto no qual todos os cinco países possam operar, informou o portal Breaking Defence, na terça-feira.

Funcionários de cada um dos países membros afirmaram na segunda-feira que, com uma infraestrutura de nuvem, os aliados poderiam compartilhar dados entre si sem problemas, o que "tornaria a interoperabilidade de tecnologias da informação a realidade".

Além disso, os dados seriam devidamente "etiquetados", ou seja, teriam metadados que ajudariam a identificar de quem e de onde vieram, explicou Eric Vandenberg, diretor da empresa de inteligência geral do Departamento de Defesa Nacional do Canadá.

Por sua parte, Jack Maxton, chefe de informação de inteligência militar do Ministério da Defesa britânico,  indicou que esse ambiente de nuvem poderia evitar "burocracia desnecessária".

No entanto, o Breaking Defence observa que as autoridades não especificaram quando o ambiente de nuvem entraria em operação, mas disseram que isso "transformaria" a maneira como as agências de inteligência trabalham juntas.