Coreia do Norte pode realizar teste nuclear durante semana das eleições dos EUA

As autoridades sul-coreanas alertaram sobre um possível teste nuclear e lançamento de míssil intercontinental por parte da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte estaria concluindo os preparativos para seu sétimo teste nuclear, que também poderia incluir o lançamento de um míssil de longo alcance capaz de atingir o território dos EUA, indicou um funcionário de alto escalão do Gabinete Presidencial sul-coreano aos legisladores.

Em uma auditoria parlamentar a portas fechadas nesta quarta-feira, o funcionário revelou que o lançamento poderia ocorrer na semana das eleições presidenciais dos EUA, marcadas para 5 de novembro.

"Como um teste nuclear requer um tempo de preparação relativamente curto, pode ser realizado a qualquer momento", indicou. "Os mísseis balísticos intercontinentais exigem algum tempo de preparação, mas também podem ser acelerados", acrescentou.

O funcionário também comentou que acredita que Pyongyang esteja se preparando para lançar um satélite de reconhecimento militar mais avançado para "compensar o fracasso" em maio.