Israel teria danificado importante fábrica de mísseis em ataque ao Irã

Segundo o NY Times, o ataque israelense ao Centro Espacial Shahroud foi confirmado por análises de imagens de satélite; o Irã, por sua vez, minimizou os danos.

Entre os alvos atingidos no mais recente ataque de Israel ao Irã estaria uma importante instalação de produção de mísseis, segundo informou o New York Times.

De acordo com a comparação de imagens de satélite tiradas em março e na terça-feira, 29 de outubro, analisadas pelo jornal, o ataque israelense causou danos ao Centro Espacial Shahroud, localizado na província de Semnan, que é vinculado ao Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã.

Fabian Hinz, pesquisador do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos que monitora a instalação desde 2017, confirmou que o centro estava envolvido na produção de propulsores de foguete de combustível sólido, que podem ser utilizados tanto em tecnologia espacial quanto em mísseis balísticos.

Hinz também afirmou ter "alta confiança" de que mísseis balísticos de médio alcance, capazes de atingir o território israelense, estavam sendo produzidos em larga escala na instalação.

Após o ataque, as Forças Armadas do Irã reconheceram que vários locais foram atingidos, mas afirmaram que os danos foram limitados, relatando apenas pequenas perdas em alguns pontos e danos a sistemas de radar. Teerã também confirmou a morte de quatro soldados.