A Força Espacial dos EUA está "eliminando brechas de alta prioridade em sua arquitetura de comando e controle" visando estar preparada para um possível conflito no espaço, afirmou Claire Leon, responsável pela Integração de Sistemas do Comando da Força Espacial dos Estados Unidos, citada pela agência Defense News.
O objetivo é integrar plenamente quatro sistemas classificados como "de alta prioridade" até 2026, como também elaborar um plano para a integração de futuros sistemas C2 nos próximos anos, segundo Leon.
"Trata-se de estar pronto para o espaço contestado até 2026 e ter o pessoal, os processos, as ferramentas, a doutrina, tudo pronto para que possamos operar com eficiência", cita a agência as palavras da funcionária.
A ordem foi lançada ainda no verão [do hemisfério norte], mas vai demorar tempo para fazer com que os recursos de outros projetos sejam dirigidos para a preparação para um conflito eventual, segundo Leon.
- De acordo com o direito internacional, o espaço, especificamente a Lua e outros corpos celestes, é usado somente para fins pacíficos, enquanto o estabelecimento de qualquer tipo de instalações e bases neles está proibido.