Lavrov: "As tentativas de isolar a Rússia no cenário internacional fracassaram completamente"
Os esforços para isolar a Rússia na arena internacional fracassaram completamente, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, na abertura do VIII Congresso Mundial de Compatriotas, em Moscou, nesta quarta-feira.
"Os Estados majoritários do mundo não estão seguindo o exemplo do Ocidente e estão fortalecendo as relações conosco em diversos formatos e áreas. Os resultados da cúpula do BRICS em Kazan, sob a presidência russa, são testemunhas disso", declarou Lavrov.
Ele acrescentou ainda que os povos do Sul e do Leste Global percebem que a Rússia soberana e forte é o fator mais importante na formação de uma ordem mundial multipolar justa, "baseada não em palavras, mas em ações, nos princípios da Carta da ONU, não seletivamente, mas em sua totalidade".
O chanceler russo indicou ainda que "todos os esforços dos detratores estão destinados ao fracasso", já que a Rússia está realizando "firmemente a operação militar especial para garantir a defesa de seus interesses legítimos de segurança" e impedir que a Ucrânia se transforme em uma entidade hostil e sob o controle da OTAN.
O ministro destacou ainda que todos os objetivos da operação militar especial serão definitivamente alcançados.
"A segurança da Rússia, a vida, a honra e a dignidade de nossos cidadãos e compatriotas, seu direito de viver na terra de seus ancestrais, de falar seu idioma nativo, de preservar sua história e seus valores espirituais e morais serão garantidos de forma confiável", disse o diplomata.