O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que seu país "não será arrastado para uma nova corrida armamentista" e reiterou que o uso de armas nucleares é uma medida de último recurso.
Putin participou de exercícios das forças estratégicas de dissuasão nuclear na terça-feira.
"A Rússia reafirma sua posição de princípio de que o uso de armas nucleares é uma medida de último recurso e uma medida excepcional para garantir a segurança do Estado", declarou o mandatário russo.
As autoridades russas estão "bem cientes de que é a tríade nuclear que continua sendo uma garantia confiável da soberania e da segurança de nosso país. Permite resolver as tarefas de dissuasão estratégica, bem como manter a paridade nuclear e o equilíbrio de poder no mundo, como fatores objetivos da estabilidade global", enfatizou o presidente.
Putin afirmou que, "dados o crescimento da tensão geopolítica e o surgimento de novas ameaças e riscos externos, é importante ter forças estratégicas modernas e constantemente prontas para ser usados em combate", acrescentando que Moscou continuará a modernizar seus componentes.
"Enfatizo que não seremos arrastados para uma nova corrida armamentista, mas manteremos as forças nucleares no nível necessário de suficiência", esxplicou.
Lançamento de mísseis balísticos intercontinentais
O Ministério da Defesa da Rússia divulgou na terça-feira um vídeo do lançamento dos mísseis balísticos intercontinentais Yars e Bulava durante o recente treinamento das forças estratégicas de dissuasão nuclear do país.
Os exercícios se concentraram na prática de um ataque nuclear maciço em resposta a uma agressão semelhante por parte do inimigo.
Como parte do exercício, um míssil balístico intercontinental Yars foi lançado da área de testes de Plesetsk, na província de Arkhanguelsk, e apontado para a área de testes de Kura, em Kamchatka, no Extremo Oriente russo. Também foram lançados um míssil balístico Bulava disparado por um submarino estratégico do Mar de Okhotsk, um míssil balístico Sineva do Mar de Barents e mísseis de cruzeiro de bombardeiros estratégicos Tu-95MS.