Biden chama apoiadores de Trump de "lixo"

Mais tarde, o presidente dos EUA esclareceu que estava se referindo à "retórica odiosa" sobre Porto Rico expressa em um comício anterior da campanha republicana.

Na terça-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, chamou de "lixo" os apoiadores do ex-presidente americano e candidato republicano Donald Trump.

Durante uma videoconferência via Zoom organizada pela ONG Voto Latino, Biden reagiu a uma fala do comediante americano Tony Hinchcliffe, que havia descrito Porto Rico como "uma ilha de lixo flutuante" durante um comício da campanha de Trump.

"Outro dia, um orador em seu comício chamou Porto Rico de uma ilha de lixo flutuante. Bem, deixe-me dizer uma coisa: os porto-riquenhos que conheço [...] no meu estado natal, Delaware, são pessoas boas, decentes e honradas", afirmou o chefe da Casa Branca.

"O único lixo que vejo circulando por aí são os apoiadores de Trump. A demonização dos latinos é inaceitável e antiamericana. Vai contra tudo o que construímos e tudo o que somos", completou.

Após a polêmica, Biden tentou esclarecer em suas redes sociais que suas palavras se referiam à "retórica odiosa sobre Porto Rico, proferida pelo apoiador de Trump em seu comício no Madison Square Garden como lixo".

"Ele não sabe o que disse"

O líder republicano reagiu rapidamente à declaração. Em um comício posterior em Allentown, na Pensilvânia, o ex-presidente mencionou os comentários de Hillary Clinton, ex-candidata democrata, que certa vez chamou os apoiadores de Trump de uma "cesta de deploráveis".

O republicano afirmou que os últimos comentários de Biden foram piores, mas que "ele deve ser perdoado porque não sabe o que disse".

"Não há como reverter a situação: Joe Biden e Kamala Harris não apenas odeiam o presidente Trump, mas desprezam as dezenas de milhões de americanos que o apoiam", declarou Karoline Leavitt, coordenadora da campanha de Trump, em comunicado citado pela AP.