Fluxo de visitantes russos ajuda o setor de turismo de Cuba, afetado por bloqueio dos EUA

Em 2023, a ilha recebeu mais de 180 mil visitantes da Rússia e, apesar das dificuldades, espera alcançar números mais altos nos próximos anos.

Cuba é um destino popular para os russos, e o grande fluxo está ajudando o setor de turismo da ilha, afetado pelas sanções dos EUA.

“Gostamos muito daqui. Gostamos de Cuba porque os cubanos são muito parecidos conosco espiritualmente, além de terem um bom clima e o mar”, disse um turista russo.

Em 2023, Cuba recebeu mais de 180 mil visitantes da Rússia, o segundo país que mais envia turistas depois do Canadá e, apesar das dificuldades, espera alcançar números ainda maiores nos próximos anos.

Alguns desses visitantes passaram pelo escritório de uma mulher chamada Svetlana, que vive na ilha há mais de 30 anos. Hoje, ela vende passeios e excursões na agência Havanatur e é uma boa referência para as preferências de seus compatriotas.

“O turista russo geralmente não passa muito tempo no hotel. Ele realmente gosta de conhecer, gosta de interagir com os cubanos, gosta de ver como os cubanos vivem e, é claro, aprecia a cordialidade e a amizade deles. É isso que buscam aqui”, contou Svetlana.

País com mais falantes de russo na região 

O mercado russo é um desafio para o setor de turismo cubano, que precisa focar em suas características, costumes e preferências, mas também criar condições técnicas e de infraestrutura.

A ilha tem duas vantagens sobre seus concorrentes no Caribe: aceitar a bandeira russa de cartões MIR entre suas opções de pagamento e ser o país onde mais se fala russo na região.

“Temos muitos funcionários em nossas instalações que estudaram na União Soviética e, portanto, falam o idioma, mas estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais o idioma que nossos trabalhadores dominam hoje”, disse Gihana Galindo, diretora comercial do Ministério do Turismo de Cuba.

Outro desafio é manter e aumentar os voos diretos. As sanções contra os dois países dificultam isso, mas é um obstáculo que pode ser superado. Atualmente, estão sendo buscadas opções para conectar a cidade de São Petersburgo à ilha e, assim, expandir a modalidade de turismo que Cuba, apesar dos obstáculos, considera a mais promissora, segura e na qual possui vantagens.

Cuba é mais que um destino de sol e praia. As excelentes relações políticas entre os dois países, as perspectivas comerciais e as décadas de amizade são condições que podem ajudar a consolidar o mercado russo na ilha, e muitos estão apostando nisso.