Notícias

Rússia lança mísseis balísticos e de cruzeiro durante exercícios de dissuasão nuclear

Todos os mísseis atingiram seus alvos, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Rússia lança mísseis balísticos e de cruzeiro durante exercícios de dissuasão nuclearMinistério da Defesa da Rússia

Como parte dos exercícios das forças estratégicas de dissuasão nuclear russas, foram realizados lançamentos de mísseis balísticos e de cruzeiro nesta terça-feira, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

Todos os lançamentos foram monitorados pelo Centro de Controle de Defesa Nacional da Rússia. Os exercícios envolveram forças terrestres, navais e aéreas da força de dissuasão estratégica do país.

Segundo a instituição militar, um míssil balístico intercontinental Yars foi lançado do Cosmódromo de Plesetsk no campo de testes de Kura, em Kamchatka, e os mísseis balísticos Sineva e Bulava foram lançados dos mares de Barents e Okhotsk. Além disso, as aeronaves de longo alcance TTu-95MS participaram dos exercícios, lançando mísseis de cruzeiro no ar.

O ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, declarou que a Rússia testou um ataque nuclear maciço em resposta a um ataque semelhante de um inimigo. "As tarefas previstas no treinamento [...] foram realizadas integralmente, e todos os mísseis atingiram seus alvos, confirmando as características especificadas", disse o ministério.

O presidente russo, Vladimir Putin, participou dos exercícios, indicando que a tríade nuclear "continua sendo uma garantia confiável da soberania e da segurança do país". O líder disse que a Rússia continuará a melhorar seus armamentos, mas não será arrastada para uma corrida armamentista.