Índia e China próximas de resolver histórica disputa territorial
A Índia e a China estão em fase de finalização da retirada de tropas na área de fronteira em disputa, assim como do desmantelamento de instalações militares, segundo informações do Hindustan Times divulgadas na segunda-feira.
Conforme o jornal, o processo de retirada ocorrerá em dois pontos críticos nas planícies de Demchok e Depsang, localizadas na região indiana de Ladakh, próxima ao Tibete.
"As tropas de ambos os países retornarão às posições que ocupavam antes de abril de 2020 e retomarão as patrulhas nas áreas que já patrulhavam até aquele período", afirmou uma fonte do exército indiano.
Nos últimos 20 anos, houve diversas disputas na região de fronteira ao norte do Himalaia. O mais recente confronto armado entre os dois países aconteceu em 2020, quando 20 militares indianos perderam a vida na contenda na montanhosa Ladakh.
Na semana passada, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o presidente chinês Xi Jinping realizaram suas primeiras conversas bilaterais desde 2019 durante a Cúpula do BRICS.
Após a reunião, o Ministério das Relações Exteriores da Índia emitiu uma declaração destacando que Modi enfatizou a importância de que as diferenças territoriais e disputas sobre as áreas de fronteira "não devem afetar a paz e a tranquilidade" entre as nações.