Protestos na capital da Geórgia: oposição não reconhece vitória de partido governista

Manifestantes em Tbilisi bloqueiam ruas e questionam os resultados das eleições, enquanto a polícia desvia o tráfego da área.

Partidários da oposição da Geórgia saíram às ruas de Tbilisi na segunda-feira, após o partido governista Georgian Dream conquistar a vitória nas eleições parlamentares.

Os manifestantes se concentraram nas proximidades do prédio do parlamento, bloqueando o tráfego nas ruas adjacentes. Em resposta à situação, a polícia está auxiliando na orientação dos motoristas para que evitem a área.

Em frente ao Parlamento, um grupo de opositores se reuniu, agitando bandeiras da Geórgia, da Ucrânia e da União Europeia, além de segurarem faixas.

A presença policial é forte no local, e os manifestantes também ocuparam a Avenida Rustaveli, no centro da cidade.

Após a apuração de 100% das urnas, o partido governista Georgian Dream obteve 53,92% dos votos.

As forças de oposição, que defendem a adesão à UE e compartilham valores ocidentais, registraram as seguintes porcentagens: Coalition for Change (Coalizão para a Mudança) com 11,03%; National Unity Movement (Movimento de Unidade Nacional) com 10,16%; e Strong Georgia (Geórgia Forte) com 8,81%.

Tanto a oposição quanto a presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, que apoia uma orientação política pró-Ocidente, não reconheceram os resultados das eleições.