A construção da primeira fábrica de carros voadores do mundo foi iniciada na cidade chinesa de Guangzhou, segundo a mídia local, após o anúncio da abertura de terra em uma cerimônia no domingo. A produção em massa dos carros será realizada sob a marca XPENG AEROHT.
A fábrica funcionará na Zona de Desenvolvimento de Guangzhou e usará linhas de montagem avançadas para produção em massa, atingindo aproximadamente 10.000 carros por ano. A construção da primeira fase abrangerá uma área de cerca de 180.000 metros quadrados, onde será fabricado o módulo aéreo do carro.
O fundador da XPENG, Deli Zhao, enfatizou que a fábrica será baseada no conceito de "requintado, inteligente e verde". Todas as peças do veículo serão produzidas na fábrica, onde toda a cadeia de suprimentos de componentes será desenvolvida até a entrega final do veículo.
O início das vendas está previsto para o final deste ano e as entregas dos carros devem ocorrer em 2026. O carro XPENG tem um módulo voador destacável especial localizado no porta-malas. De acordo com o protótipo, uma pessoa pode dirigir o carro para qualquer lugar, tirar o drone do porta-malas, onde ele é recarregado, e voar para longe. O módulo aéreo do veículo fez seu primeiro voo em setembro deste ano.