Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, sugeriu que o acidente doméstico que impediu o comparecimento de seu sucessor, Lula da Silva, à XVI Cúpula do BRICS, na cidade russa de Kazan, e à COP16, na cidade colombiana de Cali, pode ter sido uma farsa. As declarações foram feitas neste domingo, durante um evento dedicado ao apoio à candidatura de Fred Rodrigues (PL) à prefeitura de Goiânia:
"Por que que o Lula não foi lá no BRICS? Quando aconteceu eu botei na minha rede de 'zap' que era, no meu entendimento, um acidente mandrake para não se encontrar com o Maduro. Afinal de contas o Maduro já falou com o Lula: reconheça logo [o resultado da eleição na Venezuela] se não eu conto como foram as eleições no Brasil", afirmou Bolsonaro, citado pela Folha de São Paulo.
No final de agosto, o presidente Venezuelano, Nicolás Maduro, destacou que seu país respeitou os resultados eleitorais do pleito presidencial brasileiro mesmo diante das alegações de fraude por parte de Bolsonaro e dos recursos apresentados ao Supremo Tribunal Eleitoral. "Soberana palavra do Brasil. (...) A Venezuela disse algo? Nós só dissemos que respeitamos as instituições brasileiras, e o Brasil resolve os seus assuntos internamente, como deve ser", declarou à época.
"Condenamos de imediato a violência fascista de Bolsonaro e respaldamos a democracia, a Constituição e o poder estabelecido no Brasil", lembrou Maduro ao reiterar seu repúdio aos atos contra prédios institucionais de Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
- Durante uma entrevista concedida em agosto, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitou os resultados oficiais do pleito presidencial venezuelano, afirmando que "não aceita" a vitória de Nicolás Maduro ou as contestações da oposição, alegando "falta de provas" de ambos os lados.
- No dia 19 de outubro, Lula sofreu um acidente doméstico que comprometeu parte de seus compromissos oficiais. Na ocasião, o presidente teve uma queda em um dos banheiros do Palácio da Alvorada, sofrendo um "corto contuso" que resultou em cinco pontos na cabeça.