Notícias

Israel lança ataque retaliatório contra o Irã

Israel lança ataque retaliatório contra o IrãCaptura de tela

Várias explosões ocorreram nas primeiras horas deste sábado na capital iraniana, Teerã, segundo registros da mídia local.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram que o país judeu está realizando ataques contra alvos no Irã. "As FDI agora estão atacando precisamente alvos militares no Irã, em resposta aos contínuos ataques do regime iraniano ao Estado de Israel nos últimos meses", disse o porta-voz da instituição, Daniel Hagari.

Por sua vez, um funcionário do departamento de defesa dos EUA disse à Al Jazeera que um esquadrão de caças F-16 recém-chegado à região tem o objetivo de proteger as forças dos EUA e "defender Israel". Relatos da mídia indicam que Israel informou tanto a Casa Branca quanto o Pentágono com antecedência sobre seus planos antes de lançar os ataques contra o Irã.

Até o momento, pelo menos cinco explosões foram registradas nas proximidades de Karaj, a 20 quilômetros da capital do país. Apesar do som de várias explosões ouvidas pelos moradores de Teerã, ainda não foram relatados sons de foguetes ou avistamentos de aeronaves nos céus da capital, de acordo com a agência local Tasnim.

Enquanto isso, a mídia iraniana informa que a situação nos dois aeroportos internacionais que servem a capital, Imam Khomeini em Ahmadabad e Mehrabad, está normal e sem incidentes. Além disso, os voos comerciais sobre o espaço aéreo iraniano continuam, apesar dos ataques israelenses contra a República Islâmica, de acordo com dados do serviço Flightradar.

De acordo com os relatos da mídia do país persa, a maior parte das explosões é atribuída ao trabalho dos sistemas de defesa antiaérea, que interceptou a maioria dos ataques.

Enquanto isso, circulam nas redes sociais as primeiras imagens, ainda não confirmadas, do que estaria acontecendo em Teerã:

Os ataques retaliatórios de Israel contra o Irã no sábado se limitaram a atingir alvos militares, sem atingir instalações nucleares ou petrolíferas, informou a CBS News, citando fontes do país. Enquanto isso, a NBC News informa que, de acordo com duas autoridades árabes de alto escalão, o ataque inicial à capital iraniana, Teerã, teria como alvo um quartel ou escritório e um depósito de armas.

Ao mesmo tempo, a mídia israelense informa que centenas de aviões e aeronaves estão participando da operação, que está sendo realizada a partir de uma base da Força Aérea de Israel. Da mesma forma, a mídia árabe, com referência a uma fonte militar israelense, indica que o ataque está em seus estágios iniciais.

  • Deste o ataque iraniano contra instalações israelenses no dia 1º de outubro, Tel Aviv ameaça Teerã com uma resposta. Na quarta-feira, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o ataque de Israel seria "letal, preciso e especialmente surpreendente", de modo que os iranianos nem mesmo perceberiam "o que aconteceu ou como aconteceu".