Putin: Rússia e Coreia do Norte decidirão soberanamente sobre tratado de assistência militar
A Rússia e a Coreia do Norte decidirão, de forma independente e soberana, sobre a implementação do artigo de assistência militar previsto no Tratado de Parceria Estratégica Abrangente, conforme declarou o presidente russo, Vladimir Putin, à emissora VGTRK.
"Estamos em contato com nossos amigos norte-coreanos. E, quando for necessário decidir algo, certamente o faremos. Nossos amigos na Coreia do Norte mantêm uma posição coerente", afirmou Putin.
Ele destacou que essa é "uma decisão soberana". "Se decidirmos ou não implementar algo, onde e como o faremos, ou se apenas estivermos conduzindo alguns exercícios, treinando ou compartilhando experiência, isso é decisão nossa", reforçou o líder russo.
Putin também comentou a "reação explosiva" dos EUA a suas declarações sobre militares norte-coreanos, enfatizando que "o importante é que os estilhaços não voem muito longe".
A reação veio após relatos de que suas falas sobre cooperação militar com Pyongyang causaram uma "explosão" em Washington.
- Na quinta-feira, a Duma Estatal russa (Câmara Baixa do Parlamento) ratificou o Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre Rússia e Coreia do Norte. O artigo quatro do acordo estabelece que, em caso de ataque contra uma das partes, a outra prestará assistência militar com todos os recursos possíveis.
- "Nunca duvidamos de que a liderança norte-coreana leva nossos acordos a sério. Mas o que faremos e como o faremos é uma questão nossa, dentro do escopo deste artigo”, destacou Putin.