Notícias

Exército britânico não está preparado para lutar, afirma secretário de Defesa

John Healey afirmou que o exército foi "esvaziado" e "subfinanciado" durante o último governo.
Exército britânico não está preparado para lutar, afirma secretário de DefesaGettyimages.ru / Christopher Furlong

As Forças Armadas do Reino Unido não estão preparadas para enfrentar um conflito em larga escala e não conseguiriam deter um inimigo se uma guerra começasse neste momento, afirmou o secretário de Defesa britânico, John Healey, em declarações ao The Telegraph na quinta-feira.

"O Reino Unido, assim como muitas outras nações, tornou-se essencialmente muito qualificada e pronta para conduzir operações militares", disse ele, acrescentando que, no entanto, o país não está preparado para lutar. "Se não estivermos prontos para lutar, não estaremos em condições de deter", observou Healey.

O secretário de Defesa criticou o governo Conservador, alegando que as Forças Armadas britânicas foram "esvaziadas" e "sub-financiadas" durante os 14 anos de administração do Partido Conservador.

Quando o Partido Trabalhista do Reino Unido assumiu o poder em julho, Healey afirmou que "esperávamos que as coisas estivessem em um estado ruim - mas o estado das finanças, o estado das forças, era muito pior do que pensávamos".

Essência da OTAN

Tanto o Reino Unido quanto outros membros da OTAN devem "não apenas ser capazes de defender as suas nações, mas também ser mais eficazes na dissuasão contra qualquer agressão futura", de acordo com Healey.

"Essa é a essência do pensamento da OTAN", afirmou o secretário de Defesa britânico.