Notícias

Norte-americanos temem guerra civil após eleições nos EUA, revela pesquisa

Eleitores entrevistados afirmaram conhecer pessoalmente alguém que poderia defender Kamala Harris ou Donald Trump.
Norte-americanos temem guerra civil após eleições nos EUA, revela pesquisaGettyimages.ru / Anadolu

Cerca de 27% dos norte-americanos acreditam que uma guerra civil poderá começar após a próxima eleição presidencial dos EUA, de acordo com uma pesquisa da YouGov publicada na quinta-feira.

Uma parcela significativa dos norte-americanos teme que a eleição possa levar à violência, com 6% afirmando que uma guerra civil é "muito provável", e 21% considerando ser "relativamente provável".

Preocupações semelhantes são manifestadas por apoiadores tanto do candidato Republicano Trump, como da candidata Democrata Kamala, com um númer praticamente igual de eleitores de Trump e Kamala achando que uma guerra civil era pelo menos um pouco provável.

Dos 1.266 entrevistados, 12% afirmaram conhecer alguém que poderia pegar em armas se acreditasse que o candidato republicano Donald Trump fosse impedido de vencer, enquanto 5% relataram conhecer alguém que faria o mesmo para a democrata Kamala Harris.

Divisão profunda

A pesquisa também revelou profunda divisão na sociedade americana, com 84% dos eleitores concordando que o país está mais dividido do que há dez anos.

Depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, desistiu da disputa e endossou Harris como a candidata de seu partido, os Democratas inicialmente desfrutaram de apoio eleitoral.

No entanto, pesquisas recentes indicam que Trump está liderando na maioria dos estados decisivos, mesmo que dentro da margem de erro.