Banana de um milhão de dólares, colada com fita adesiva, será vendida em leilão
Uma das três edições de "Comediante" (2019), uma obra do artista italiano Maurizio Cattelan que consiste em uma banana colada em uma superfície, será colocada à venda em 20 de novembro na casa de leilões Sotheby's em Nova York (EUA).
A obra, que pode valer até US$ 1,5 milhão, causou alvoroço na feira Art Basel Miami Beach de 2019 e rapidamente se tornou viral como um símbolo do absurdo do mercado de arte contemporânea, relata o The Art Newspaper.
"Se, em sua essência, 'Comedian' questiona a própria noção do valor da arte, então leiloar a obra em novembro será a realização final de sua ideia conceitual essencial: o público finalmente terá uma palavra a dizer na decisão de seu verdadeiro valor", comentou David Galperin, chefe de arte contemporânea da Sotheby's nas Américas.
"Comedian", que foi exibida em cidades como Londres (Reino Unido), Paris (França) e Hong Kong (China), será vendida no leilão The Now and Contemporary, onde a obra mais valiosa anunciada até o momento é "L'empire des lumières" (1954), do pintor belga René Magritte, que deverá ser vendida por mais de US$ 95 milhões.