O influenciador Caleb Solano, muito popular no TikTok, foi empossado nesta quinta-feira como conselheiro regional do departamento de Cusco, no sudeste do Peru, onde terá funções como representante da província cusquenha de Anta.
Solano, que pertence ao movimento regional Inka Pachakuteq, foi empossado no cargo após a morte do ex-conselheiro Stig Loayza, vítima de um acidente de trânsito que, antes de morrer, denunciou supostos atos de corrupção na administração do governador de Cusco, Werner Salcedo.
O agora conselheiro regional tornou-se conhecido por divulgar vídeos de relevância pública em suas redes sociais. Um dos vídeos mais virais de Solano nas mídias sociais foi quando ele mostrou imagens de uma forte nevasca que varreu Anta, Cusco, Ayacucho e outras regiões peruanas em maio de 2023.
Solano, de 27 anos, também é estudante da Universidade Nacional de San Antonio Abad del Cusco (UNSAAC), tem mais de 325.000 seguidores no TikTok e integra um grupo político que se opõe à administração do governador regional Werner Salcedo.
O "influenciador" também ficou conhecido por seu conteúdo relacionado à vida cotidiana em sua comunidade e sua experiência como estudante de Ciências da Comunicação na UNSAAC, de acordo com a mídia local La República.
"Sou um jovem. Deem-me tempo para analisar a situação dos problemas, porque certamente são muitos. No momento, eu não sei. Onde eu moro atualmente, na comunidade de Chacán, há muitas necessidades", disse o jovem criador de conteúdo, conforme citado pela RCC Tacna.
Solano também aproveitou a oportunidade para defender o uso das redes sociais. "As redes são meios de comunicação muito importantes que servem para informar e também para desinformar. Venho com o desejo de contribuir para o meu povo, a comunidade de Chacán", disse ele.