Putin: Exército russo avança em todas as direções

O Exército russo começou a eliminação de agrupamento ucraniano na província de Kursk, disse o líder russo.

As Forças Armadas russas estão operando com segurança em todas as direções e avançando em todas as áreas ao longo da linha de frente, declarou o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma coletiva de imprensa no final do último dia da cúpula do BRICS na cidade russa de Kazan.

As unidades do Exército ucraniano que invadiram a província russa de Kursk estão bloqueadas e cercadas, informou o líder russo, acrescentando que trata-se de cerca de 2 mil pessoas. "O Exército russo começou a eliminar esse grupo", afirmou Putin.

"Estão sendo feitas tentativas de desbloquear esse grupo por fora e de rompê-lo por dentro. Até o momento, elas não estão tendo sucesso. O Exército russo começou a eliminá-lo", disse Putin.

No último mês, as perdas da Ucrânia na direção de Kursk chegaram a 26.000 pessoas, especificou o presidente, enfatizando que "melhor do que anunciar esses números, seria melhor, com base na realidade e no que está acontecendo no local, sentar-se à mesa de negociações e realizar essas negociações".

"Mas a liderança do regime em Kiev não as quer [negociações], também porque, penso, o início das negociações de paz levaria à necessidade de suspender a lei marcial. E logo depois disso, é necessário realizar eleições presidenciais. Aparentemente, eles ainda não estão prontos. A bola está no campo deles".

Além disso, Putin alegou que "o mundo inteiro está determinado a garantir que o conflito termine o mais rápido possível e, de preferência, por meios pacíficos", referindo-se aos países membros do BRICS. "Agradecemos aos nossos parceiros por prestarem atenção a esse conflito e buscarem maneiras de resolvê-lo", declarou o mandatário.