Notícias

FMI prevê que os BRICS ultrapassarão o G7 no PIB global

Projeções apontam que os países do BRICS terão um aumento significativo na participação econômica global, enquanto nações do G7, como EUA e Alemanha, enfrentarão uma queda em suas contribuições.
FMI prevê que os BRICS ultrapassarão o G7 no PIB globalLegion-Media / Europa Press / Foto de ARCHIVO

O crescimento da economia global nos próximos cinco anos será impulsionado principalmente pelas nações do BRICS, com destaque para Brasil, Rússia, Índia e China, aponta um relatório do Fundo Monetário Internacional publicado pela Bloomberg.

Em contrapartida, a contribuição dos países do G7 – que inclui EUA, Alemanha e Japão – deve apresentar uma queda.

De acordo com as novas projeções, a participação da China na economia mundial deve aumentar em 0,5%, alcançando 21,7%. A Índia terá uma contribuição estimada de 14,8%, com um acréscimo de 0,6%.

Já a participação da Rússia está prevista em 2,1%, com um crescimento de 0,3%, enquanto o Brasil deve registrar uma participação de 2%, com um aumento de 0,2%.

Além disso, o Egito, que figura entre os dez principais países, terá um crescimento estimado de 0,2% em sua contribuição, totalizando 1,7%.

Por outro lado, a participação dos Estados Unidos deverá cair para 11,6%, e as contribuições da Alemanha e do Japão devem reduzir em 0,1%, segundo as previsões.

  • Neste ano, cinco novos países aderiram ao bloco BRICS: Egito, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. Com isso, o grupo, que já contava com Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, agora soma dez membros. Atualmente, 34 países expressaram interesse em se juntar ao BRICS.