Diplomata britânico agride jornalistas russos em aeroporto de Moscou (VÍDEO)

Os jornalistas sofreram ataques após fazer perguntas sobre um escândalo de espionagem envolvendo diplomatas do Reino Unido.

O vice-embaixador britânico na Rússia, Tom Dodd, atacou vários repórteres na quarta-feira no aeroporto de Vnukovo, em Moscou.

Após desembarque, a delegação britânica seguia rumo à saída, sendo acompanhada por repórteres que tentaram fazer perguntas a Dodd, incluindo questionamentos sobre um recente escândalo de espionagem que resultou na expulsão de seis diplomatas britânicos.

Em setembro, seis funcionários da embaixada britânica foram declarados persona non grata por suposto envolvimento em "atividades subversivas" e espionagem. Londres rejeitou essas acusações, classificando-as como "completamente infundadas".

Imagens mostram Dodd tentando arrancar câmeras dos jornalistas russos, retirando a identidade de um deles e empurrando uma mulher para abrir caminho.

Ao sair do aeroporto, a delegação foi recebida por um pequeno grupo de manifestantes, e o vice-embaixador chegou a rasgar o cartaz de um deles.

Segundo a imprensa, a delegação estava em Moscou para inspecionar o trabalho da missão britânica após o escândalo de espionagem.

Reação da Rússia 

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, condenou duramente o incidente no aeroporto e afirmou que o comportamento de Dodd revelou a verdadeira postura de Londres em relação aos “altos padrões” que dizem defender, como a liberdade de imprensa e o pluralismo na mídia.

"As autoridades britânicas e seus diplomatas em Moscou precisam entender que esses hábitos neocolonialistas devem ser reservados para seus próprios jornalistas", declarou Zakharova, pedindo que os diplomatas britânicos se familiarizem com a legislação russa que protege a imprensa.