O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou nesta quinta-feira que a Venezuela mantém a política de Hugo Chávez de fortalecer a soberania da Venezuela, que "mostra um bom ritmo de crescimento".
"No ano passado, foi de 5,5%; este ano será de mais de 7%", disse Putin, se referindo ao crescimento do PIB venezuelano, após o discurso de seu homólogo venezuelano na sessão plenária da cúpula do BRICS em Kazan.
"Estou convencido de que, nesse aspecto, o senhor segue um caminho totalmente acertado, e o governo legítimo formado sob sua liderança após as eleições com certeza fez muito pelo desenvolvimento da Venezuela e pela cooperação com outros países, inclusive no âmbito da nossa organização BRICS", afirmou o presidente russo.
Por sua vez, o líder venezuelano, em seu discurso na cúpula, apontou a necessidade de criar uma cesta de moedas que combine as moedas fortes das superpotências com o direito de cada país de ter sua própria moeda, defendendo uma "nova economia inclusiva de países independentes que aspiram à felicidade social e à dignidade".
"Devemos avançar em um novo sistema de pagamento que substitua os sistemas de pagamento [atuais], que às vezes se tornam armas de agressão", afirmou Maduro.
Além disso, ele destacou a necessidade de "uma refundação do sistema das Nações Unidas " para que a justiça não se limite à emissão de documentos e comunicados, mas resolva os problemas.