A Polônia não vai exigir reparações da Alemanha pelos danos causados ao país durante a Segunda Guerra Mundial, afirmou o ministro das Relações Exteriores polonês, Radoslaw Sikorski, em um programa local da TVP Info nesta terça-feira.
Em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de autoridades polonesas reivindicarem reparações da Alemanha pelas atrocidades cometidas durante a ocupação nazista no território polonês, Sikorski afirmou que não há intenção de fazê-lo.
"Não se trata de reparações, mas de um sinal visível de que os alemães se sentem moralmente responsáveis pelo que fizeram conosco", disse ele.
Sikorski sugeriu que as autoridades alemãs poderiam, por exemplo, cuidar das testemunhas vivas da ocupação nazista e construir um memorial na capital alemã, para que "os berlinenses e os turistas possam ver o que os alemães fizeram na Polônia".
"Além disso, devemos olhar para o futuro, porque nós e a Alemanha somos aliados e, por exemplo, precisamos um do outro para nos defendermos dos mísseis russos na região de Krulewiec (região russa de Kaliningrado) ou dos submarinos russos no Báltico", acrescentou o ministro polonês.
Ele também mencionou que a Alemanha agora deveria oferecer "uma solução criativa" que pudesse convencer os poloneses de que "eles (alemães) realmente se arrependem" e assim construir um "futuro comum".