Soldados russos capturam blindado de fabricação holandesa em Donbass

O veículo YPR-765 se junta à longa lista de troféus acumulados pelas Forças Armadas russas após incessante fornecimento de material bélico ocidental a Kiev.

Militares de um regimento de tanques do agrupamento Centro do Exército russo capturou um veículo de infantaria blindado YPR-765 de fabricação holandesa enquanto lutavam a noroeste da cidade de Donetsk.

Segundo informado pelo chefe da unidade de ataque, apelidado de "Akula" ("tubarão"), os soldados o "fizeram saltar em uma mina e pressionaram" até que as tropas ucranianas tiveram que abandoná-lo.

Da zona de combate em Donbass, na direção da cidade de Krasnoarmeisk (República Popular de Donetsk), o veículo será levado para a retaguarda para ser estudado, como tem sido o destino de outros troféus de guerra.

Vários veículos blindados ocidentais que os militares russos capturaram das tropas ucranianas foram exibidos no Parque da Vitória, em Moscou, em maio e junho de 2024, e posteriormente em outras cidades do país.

Entre os troféus estavam um tanque Leopard-2A6 de fabricação alemã e um M1A1 Abrams norte-americano.

No total, 33 modelos de veículos blindados fornecidos a Kiev pelos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Suécia, Áustria, Austrália, Finlândia, Turquia, República Tcheca e também de fabricação ucraniana estavam em exibição.