Notícias

Turquia lança ataques aéreos contra alvos curdos no Iraque e na Síria

Especifica-se que um total de 32 alvos pertencentes ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão foram destruídos.
Turquia lança ataques aéreos contra alvos curdos no Iraque e na SíriaGettyimages.ru / Eren Bozkurt/Anadolu

A força aérea turca realizou ataques contra alvos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no Iraque e na Síria, informou a mídia local, citando o Ministério da Defesa Nacional do país.

Os ataques ocorrem horas depois de um atentado suicida contra a sede de uma empresa aeronáutica ter deixado mortos e feridos na capital turca, Ancara.

"Uma operação da força aérea foi realizada contra alvos terroristas no norte do Iraque e da Síria para impedir ataques terroristas contra nosso povo e nossas forças de segurança, neutralizando o PKK e outros elementos terroristas", lê-se em uma declaração turca oficial, especificando que um total de 32 alvos pertencentes ao PKK foram destruídos.

O ministério enfatizou que "todas as precauções foram tomadas durante essas operações para evitar danos a civis inocentes', bem como a "propriedades históricas e culturais". Eles também alertaram que "as operações aéreas continuam com determinação".

Na quarta-feira, ocorreu uma explosão em frente às instalações da Associação Turca da Indústria da Aviação (TUSAS), seguida de tiroteio no distrito de Kahramankazan, em Ancara. O Ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, disse que cinco pessoas foram mortas e 22 ficaram feridas. Informa-se ainda que, de acordo com as estimativas das autoridades, o ataque estava ligado às ações do PKK, considerada uma organização terrorista por Ancara.