Saiba as propostas de Putin para impulsionar os BRICS

Durante a reunião em formato amplo no segundo dia da XVI Cúpula do BRICS, o presidente russo fez uma série de propostas no âmbito econômico que pudessem promover o crescimento dos países do grupo.

O presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu na quarta-feira, durante uma reunião ampliada do BRICS em Kazan, a criação de uma reserva de grãos do BRICS para facilitar a formação de indicadores de preços justos para produtos e commodities.

"Vários países do BRICS estão entre os maiores produtores mundiais de grãos, leguminosas e oleaginosas (...) A implementação dessa iniciativa ajudará a proteger os mercados internos contra interferências externas negativas, especulações e tentativas de criar escassez artificial de alimentos", explicou Putin.

O mandatário também destacou a contribuição dos países do BRICS para a segurança energética global. "A parceria inclui tanto os principais produtores quanto os consumidores de recursos energéticos", observou.

Nova plataforma de investimento

Putin revelou ainda que o BRICS poderá criar mecanismos especiais para resolver disputas comerciais no futuro próximo. Ele defendeu a criação de uma nova plataforma de investimentos como "uma ferramenta poderosa para apoiar as economias nacionais".

"Para maximizar o potencial de nossas economias em crescimento e aproveitar ao máximo a nova onda de crescimento econômico global, é necessário intensificar a cooperação em áreas como tecnologia, educação, desenvolvimento eficiente de recursos, comércio e logística, finanças e seguros, além de multiplicar os investimentos de capital", ressaltou o presidente russo.

Inteligência artificial e política antimonopólio

Ao falar sobre avanços tecnológicos, Putin convidou os países do BRICS a aderirem ao código de ética russo no campo da inteligência artificial.

"Quero destacar a proposta russa de criar uma aliança do BRICS no campo da inteligência artificial", afirmou Putin. Ele explicou que o objetivo seria "regular as tecnologias de inteligência artificial, inclusive para evitar seu uso ilegal".

Putin também ressaltou a necessidade de desenvolver um centro do BRICS para uma política antimonopólio, com o lançamento de uma plataforma que promova a concorrência justa.

"As tentativas de usar a agenda climática para eliminar concorrentes do mercado devem ser combatidas de todas as maneiras possíveis", enfatizou.