Mortos e feridos na Turquia em atentado à sede de empresa aeronáutica (VÍDEOS)
Uma explosão ocorreu nesta quarta-feira em frente às instalações da Associação Turca de Ações Conjuntas da Indústria da Aviação (TUSAS), no distrito de Kahramankazan, em Ancara.
Segundo informações preliminares do Ministério do Interior turco, foi um atentado suicida seguido de tiroteio.
Um grande número de policiais de operações especiais e equipes médicas foram enviados para a região, informou o canal de televisão turco NTV.
Ainda foi informado que continuam os confrontos entre as forças de segurança e os terroristas, além da tomada de reféns
❗️Vários mortos e feridos após ataque em frente à sede de uma empresa aeronáutica na capital da TurquiaSegundo informações preliminares, foi um atentado suicida, seguido de tiros.Saiba mais: https://t.co/au4zwLMxvtpic.twitter.com/Y2okkapCZt
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 23, 2024
O Ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, confirmou que houve um ataque terrorista nas instalações da TUSAS, que deixou várias pessoas feridas e mortas.
O tiroteio no local continua. Os funcionários da empresa foram mandados para abrigos por questões de segurança.
Stratejik bir kuruma bir saldırgan böyle girememeli! #Tusaşpic.twitter.com/a0yzEd30R6
— Gökhan ÖZBEK (@gokhanozbek) October 23, 2024
A mídia turca publicou uma captura de tela de gravações de vídeos de vigilância que supostamente mostra um dos terroristas que realizaram o ataque.
Teröristlerin terör eylemine başladığı ilk anlar: #tusaşpic.twitter.com/PpA9poJDHB
— Fakir Siyasetçi (@fakirsiyasetci) October 23, 2024
"O ataque terrorista traiçoeiro tinha como objetivo (afetar) as conquistas do setor da indústria de defesa da Turquia", comentou o vice-presidente da Turquia, Cevdet Yılmaz.
No entanto, ele garantiu que o ataque "não será capaz de desviar nem mesmo um único cidadão de seu caminho".
A Procuradoria Geral de Ancara iniciou uma investigação sobre o atentado e nomeou um procurador-chefe adjunto e oito procuradores para realizá-la.
Quatro pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas no atentado, informou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que se encontra atualmente na cidade russa de Kazan, onde participa numa cimeira dos BRICS.