O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se com seu homólogo iraniano, Masoud Pezeshkian, durante o segundo dia da XVI Cúpula do BRICS, que ocorre nesta quarta-feira, 23 de outubro.
Durante a reunião, Putin anunciou a assinatura antecipada de um novo acordo de parceria estratégica abrangente com o Irã. Ele também disse que continuaria hoje a discutir a situação dramática no Oriente Médio com o mandatário do país persa.
O presidente russo disse que a tarefa de Moscou e Teerã é consolidar a dinâmica positiva da cooperação econômica e comercial. Ele enfatizou que as abordagens dos países em relação à agenda global estão alinhadas.
Pezeshkian, por sua vez, comentou sobre os desafios que os dois países enfrentam atualmente. "Acredito que todas as sanções que serão impostas contra nós e contra vocês pelos Estados Unidos podem ser superadas", disse ele. Ele também descreveu as relações entre o Irã e a Rússia como "estratégicas". Mais recentemente, em 11 de outubro, os dois líderes conversaram em Ashgabat, capital do Turcomenistão.
- A cidade russa de Kazan deu início na terça-feira à XVI Cúpula do BRICS, que vai até quinta-feira, 24 de outubro.
- Pela primeira vez, o evento de alto nível será realizado em um formato ampliado, com a participação dos novos membros do bloco.
- Este ano, espera-se a participação de 36 países, incluindo 22 líderes de Estado, bem como os chefes de seis organizações internacionais.