Alemanha tem medo da Rússia, diz Zelensky

O líder do regime de Kiev critica a resistência alemã à adesão da Ucrânia à OTAN.

A Alemanha não apoia a adesão da Ucrânia à OTAN por temer a reação da Rússia, mas seguirá o exemplo dos Estados Unidos, afirmou o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, conforme a mídia local.

Em entrevista, Zelensky comentou que é evidente o ceticismo alemão em relação à entrada da Ucrânia na Aliança Atlântica, ressaltando que "a postura deles é mais moderada do que antes".

"Quanto ao convite, (...) eles têm receio do tema OTAN-Alemanha, que envolve a resposta da Federação Russa", disse o líder ucraniano, acrescentando que acredita que "a opinião deles será moldada por uma aliança mais ampla".

Segundo Zelensky, a posição de Berlim está ligada a Washington. "Acreditamos que as opiniões sobre a OTAN estão se consolidando agora, e isso também impacta países como Hungria e Eslováquia", disse.

A Rússia tem reiterado que a expansão da Aliança para o leste e outras ações elevam o risco de uma guerra nuclear no mundo, advertindo os EUA e seus aliados da OTAN sobre as consequências potencialmente catastróficas de suas políticas.