O governo cubano informou na terça-feira que o serviço de eletricidade, que estava total ou parcialmente interrompido desde 18 de outubro, foi restabelecido, conforme publicação em sua conta na rede X.
No início da manhã, o Ministério de Energia e Minas anunciou que a energia havia sido restabelecida para 70,89% da população da ilha, segundo relatório das 6h, horário local.
A Unión Eléctrica Nacional informou que os trabalhos continuavam para reativar a Unidade 4 da usina termelétrica Carlos Manuel de Céspedes, em Cienfuegos, no oeste do país.
No dia anterior, 90% das residências de Havana já tinham acesso à eletricidade, e foi detalhado o progresso na reconexão do sistema elétrico nacional.
O sistema foi afetado na última sexta-feira por uma falha na usina termelétrica Antonio Guiteras, a principal do país, e agravado pela passagem da tempestade tropical Oscar.
Segundo as autoridades cubanas, a recorrente crise energética enfrentada pela nação caribenha se deve ao bloqueio imposto pelos EUA há mais de seis décadas, que impede a compra de combustível e peças de reposição para as usinas no mercado internacional.