Hezbollah assume "total e exclusiva responsabilidade" por ataque à casa de Netanyahu
O porta-voz do Hezbollah, Mohamed Afif, anunciou na terça-feira que o grupo xiita assumiu "total e exclusiva responsabilidade" pelo ataque de drones à casa do primeiro-ministro israelense, na cidade de Cesareia, ocorrido no sábado.
O grupo fez a declaração após a missão do Irã nas Nações Unidas negar qualquer envolvimento no ataque à residência de Netanyahu.
Afif afirmou que Israel é "responsável pelo bem-estar dos combatentes capturados" e alertou que "não demorará muito" para que o Hezbollah tenha prisioneiros israelenses em seu poder, segundo o jornal Haaretz.
חיזבאללה נטל אחריות לשיגור הכטב"ם שפגע בשבת בבית רוה"מ בקיסריה.צפו וככה נראה הפגיעה במעון ראש הממשלה! pic.twitter.com/cB1zzXsu3S
— מה חדש. What's new❓ (@Gloz111) October 22, 2024
Netanyahu classificou o ataque como "uma tentativa de assassinato" e "um grave erro", advertindo o Irã de que qualquer um que tentar prejudicar cidadãos israelenses "pagará um preço alto".
Diante da escalada do conflito, o governo Biden enviou o secretário de Estado, Antony J. Blinken, a Israel e a outros países do Oriente Médio, com uma agenda voltada para uma solução diplomática entre todas as partes, que permita o retorno dos civis às suas casas.
Sobre o tema, o porta-voz do Hezbollah declarou que não haverá "negociações sob fogo" e acusou os EUA de serem o principal aliado de Israel nos ataques ao Líbano, responsabilizando-os pelos massacres que atingem o povo xiita.