Israel lança uma onda maciça de ataques aéreos em Beirute

Um atentado a bomba perto de um hospital deixou pelo menos quatro mortos, incluindo uma criança, e 24 feridos.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram uma onda generalizada de ataques aéreos contra Beirute, capital do Líbano, informou a mídia israelense nesta segunda-feira.

Além disso, foi relatado que, pela primeira vez, o bairro de Al-Awza'i, nos subúrbios ao sul de Beirute, foi alvo de ataques israelenses.

Posteriormente, a mídia israelense Yedioth publicou várias fotos do bombardeio na área portuária de Beirute.

A mídia libanesa indica que o bombardeio resultou em várias mortes e ferimentos. O Lebanon 24 detalha que o ataque teve como alvo uma área de rampa de barcos para onde os moradores estavam se deslocando nos minutos anteriores.

Em um vídeo divulgado pela mídia, grupos de pessoas são vistos fugindo após alertas do país judeu e de um ataque.

Uma fonte de segurança libanesa informou que a companhia aérea nacional Middle East Airlines teve que mudar de pista depois que um bombardeio israelense próximo ao único aeroporto internacional de Beirute atingiu a pista principal.

A emissora local MTV informou que as forças israelenses também atacaram a cidade libanesa de Hermel. A Agência Nacional de Notícias do Líbano comunicou que Tel Aviv atacou as cidades de Maaraka, Khanata, Ain al Mizrab, Safad al Battikh e Tibnin, atingindo casas, vales e colinas vizinhas.

Imagens de bombardeios israelenses na área do Centro Médico de Santa Teresa, em Beirute, também foram publicadas pela mídia do país árabe.

A mídia libanesa também informou que caças israelenses realizaram um ataque na área ao redor do Hospital Universitário Rafik Hariri, no distrito de Jnah, na capital.

O Ministério da Saúde Pública do Líbano registrou que o ataque nas proximidades do hospital, que é o principal centro médico público da capital libanesa, resultou em um número inicial de pelo menos quatro mortos, incluindo uma criança, e 24 feridos.

De acordo com um vídeo, o alvo do bombardeio estava a menos de 10 metros da entrada do centro médico.

Outro vídeo mostra os serviços de resgate procurando sobreviventes do ataque sob os escombros na área, um bairro densamente povoado.

No início do dia, a IDF anunciou planos para continuar atacando alvos xiitas do Hezbollah em todo o Líbano, incluindo Beirute e o bairro de Dahiyeh. "Nossa guerra não é contra os cidadãos libaneses, mas contra uma organização terrorista sanguinária que o Irã arma e dirige continuamente no interesse do regime iraniano", diz a declaração militar israelense.