"Devolvam o que vocês roubaram de nós!": legisladora interrompe discurso de Charles III (VÍDEO)
Uma senadora independente da Austrália, Lidia Thorpe, denunciou nesta sexta-feira o que chamou de "genocídio" dos aborígenes australianos na era da colonização britânica no país.
O incidente ocorreu durante um discurso do rei Charles III, quando este fez um apelo por mobilização contra mudanças climáticas no Parlamento australiano, em Camberra.
Ao final do discurso do monarca de 75 anos, a senadora Lidia Thorp começou a gritar frases anticoloniais. "Devolvam nossa terra! Devolvam o que vocês roubaram de nós!", afirmou. "Esta não é sua terra, você não é meu rei", insistiu a legisladora independente.
Na sua fala, o monarca destacou o "longo e por vezes difícil caminho para a reconciliação" na Austrália, referindo-se a povos indígenas que têm sido sistematicamente discriminados.
King Charles protester Lidia Thorpe, a Victoria Senator interrupts the great hall after speech pic.twitter.com/d02hoKW1rh
— Kate Mansey (@KateMansey) October 21, 2024
A legisladora, que estava usando um manto de pele nativa, exigiu que um tratado fosse acordado com os povos das Primeiras Nações.
A Austrália continua sendo um dos poucos países da Comunidade Britânica que não assinou um acordo entre o Estado e os povos indígenas. "Nos dê um tratado, queremos um tratado neste país", disse.
O rei britânico encontra-se em sua primeira visita a um dos chamados reinos da Commonwealth, que são 14 países mais o Reino Unido, onde continua a ser formalmente chefe de Estado.
A Austrália foi colônia britânica por mais de um século, período em que milhares de aborígenes foram assassinados e comunidades inteiras deslocadas.